Gestão da Diversidade Cultural, Estratégia e Vantagem Competitiva: Um Estudo de Caso no Brasil
- Alan Pascoal
- 5 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
Bem-vindos, prezados!
Quinta-feira é dia de artigo e o de hoje foi escrito por Ana Carolina S. Queiroz, Izar Munhoz Álvares, Daniel Augusto Moreira, que tiveram seu trabalho prublicado pela ANPAD.
Com este trabalho, após observarem o grande aumento do foco sobre o tema diversidade, os autores buscaram contribuir para a discussão sobre o impacto da implementação de programas de gestão da diversidade no Brasil para a vantagem competitiva das firmas, a partir de uma abordagem teórica da RBV Resource Based View e da apresentação dos resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com uma empresa multinacional do setor automobilístico instalada no Brasil.

Após fazerem um apanhado sobre o conceito de diversidade cultural, os autores trazem o tema fazendo uma associação com os conceitos de vantagem competitiva e performance. Destaco nesse ponto os dizeres de Barney 1991: “Diz-se que uma empresa possui uma vantagem competitiva quando está implementando uma estratégia de criação de valor que não esteja sendo simultaneamente implementada por seus concorrentes potenciais, os quais são incapazes de repetir os benefícios dessa estratégia.”
A diversidade permite que estratégias de criação de valor sejam desenvolvidas de maneira diferente, contribuindo para melhores resultados tanto econômicos quanto ambientais dentro de uma organização.
Os autores ainda aplicam os dizeres do artigo em um estudo de caso com a empresa ABC Credit Brasil.
Vale a pena separar uns minutos para a leitura.
Obrigado pela atenção!
Abraços!
Link: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/3Es/3es_2005/2005_3ES409.PDF
Comments