O ato de Administrar a Diversidade Cultural na Empresa
- Alan Pascoal
- 9 de out. de 2015
- 1 min de leitura
Bem-vindos mais uma vez, caros leitores!
O artigo de hoje foi escrito por Erica Lessa, Evaristo Cerqueira, Jaciaria lima e Luana Reis, tendo como título "O ato de Administrar a Diversidade Cultural na Empresa". Este artigo, a partir de uma metodologia exploratória, busca elucidar questões sobre a intermediação da cultura pessoal e a cultura organizacional e como o individuo com suas crenças individuais e grupais pode exercer influencia dentro da organização.

O artigo em questão aborda exatamente o que temos levantado no blig durante as últimas semanas. Diversidade é algo bom, mas para isso deve ser bem gerenciada.
Dos dois pontos que chamaram minha atenção no artigo, cito primeiro, o texto de Dubrin em 2003, quando este diz que o bom gerenciamento da diversidade oferece uma vantagem de mercado e que a heterogeneidade da mão de obra oferece a empresa vantagem criativa.
O segundo ponto é a fala de nosso conhecido Chiavenato quando refere-se a cultura como algo difícil de mudar. A partir deste ponto, que parece a princípio tão simples, devemos compreender que a metodologia ideal quando ao se tratar de pessoas não é moldá-las de acordo com os interesses de um diretor. O bom líder estimula as diferenças, tendo ciência de que a diferença gera novos meios de ação.
Por fim, os autores concluem dizendo que é hora de entender que valorizar as diferenças culturais é importante para impulsionar a produtividade, apresentando conhecimentos sistemáticos sobre como as organizações e as pessoas podem ser usadas para melhorar a eficácia individual e organizacional.
Vale a pena a leitura!
Obrigado!
Link: http://www.ibes.edu.br/aluno/arquivos/artigo_administrar_diversidade_cultural.pdf
Comments