O Impacto da Gestão da Diversidade nas Relações Raciais no Ambiente Organizacional: Um Fator Crítico
- Alan Pascoal
- 22 de out. de 2015
- 1 min de leitura
Olá, leitores!
O artigo de hoje foi escrito por Wellington Pacheco, Jane Barbosa, Patrícia Reis, Elisa Silva e Igor Abreu, todos do Centro Universitário de Volta Redonda.
A discriminação e preconceito infelizmente ainda são realidades na sociedade brasileira. Mesmo que seja de maneira velada, é possível observar estes acontecimentos no nosso dia-a-dia. As empresas dos dias atuais acabam tentando disfarçar o preconceito, conforme os autores dizem, através da polidez superficial revestida de comportamentos e atitudes discriminatórias no nível das relações interpessoais por meio de piadas e comentários maldosos de cunho “racial”.
Os autores objetivam com esse artigo analisar a questão da diversidade racial e o preconceito dentro dos cenários corporativos. Para isso, realizaram um estudo de caso junto à empresa Santa Rita Auto Peças.

Em suma, chegaram a uma conclusão que já imaginávamos, de que o “racismo cordial” persevera em nossa cultura, ainda que de forma sutil, corroborando em dizer que os cidadãos não brancos continuam ocupando as posições inferiores nas organizações. Os comportamentos deste tipo geram um ambiente de trabalho instável onde há falta de motivação dos colaboradores.
Vale a pena dar uma olhada mais a fundo!
Até a próxima!
Link: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/40920529.pdf
コメント