top of page

A diversidade cultural beneficia as companhias globais?

  • Alan Pascoal
  • 27 de out. de 2015
  • 1 min de leitura

Olá leitores!

Sim, eu sei que a resposta do título do artigo é óbvia, mas a reportagem da revista exame sobre isso certamente tem muito a nos acrescentar.


Com os efeitos da globalização, se tornou impossível obter sucesso sem negociar com clientes/fornecedores de diferentes culturas. As falhas destas negociações, nos levam a pensar o que pode ser feito para se melhorar todo o processo.



Uma consultoria americana de nome McKinsey, analisou, entre 2008 e 2010, 180 corporações de países europeus e dos Estados Unidos e chegou a conclusão de que organizações com maiores índices de diversidade nas diretorias executivas superavam financeiramente suas concorrentes. Em média, elas registravam 53% a mais no Retorno sobre o Patrimônio (ROE) e 14 % a mais de lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda).


Esse sucesso é explicado pelo fato destas empresas conseguirem captar profissionais mais talentosos do que aquelas empresas que restringem sua participação ao mercado local.


"Os maiores benefícios aparecem quando esses funcionários de culturas diferentes trabalham juntos. Assim, a perspectiva estratégica da empresa é ampliada, as joint ventures internacionais são concluídas com êxito e a expansão geográfica é facilitada com o conhecimento prático de outros países."

Tenha uma ótima leitura.

Link: http://exame.abril.com.br/revista-voce-rh/edicoes/24/noticias/a-ambigua-diversidade


 
 
 

Comments


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags

© 2015. Todos os direitos reservados.

bottom of page